PODEMOS TER CERTEZA DA SALVAÇÃO

0
347

1ª João 5:11-13 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.

João faz uma afirmação muito preciosa, diz que temos a certeza da vida eterna. Eu creio que um dos textos mais sublimes da Palavra de Deus é quando nós falamos e afirmamos sobre a vida eterna.

A vida eterna é um presente de Deus. Toda a Palavra de Deus é pautada por certezas. É sim, sim, não, não,  é salvo ou perdido é céu ou inferno. Algo muito claro, não há dúvidas. E quando se diz respeito a salvação, nós podemos ter também certeza que desfrutamos dessa salvação. E João afirma que Deus deu a vida eterna. E o testemunho é este que Deus nos deu a vida eterna, a vida eterna. Ela não é um mérito que nós alcançamos pelos nossos esforços. Ela é um oferecimento da graça de Deus.

A salvação, A vida eternam não é uma conquista, não é um troféu. Não é como alguns já disseram e até já ouvi alguém dizendo “Estou me esforçando para ver se recebo a minha salvação ou a minha vida eterna.”  Ela não é comprada, ela não é merecida, mas ela é um dom gratuito de Deus. A Palavra de Deus nos diz em Efésios 2:8,9, em João 10:20 e 7:29, que ela é um presente que Deus nos dá, não por nossos merecimentos, não por nossos esforços. E vale a pena reforçar esse fato. João diz que a vida eterna já foi dada, e eu gosto de pensar nisso.

João não está dizendo que a vida eterna será dada num futuro. Aí está dizendo que Deus já deu, já deu no passado. Nós temos esta vida em Deus agora, o Senhor Jesus já conquistou para nós a vida eterna. Hoje, quando nós cremos em Cristo Jesus como Senhor e Salvador, nós passamos a desfrutar desta certeza da garantia da vida eterna.

Quando entrarmos na presença de Deus, nós a teremos em plenitude, mas já podemos ter certeza desfrutar agora da vida eterna com Deus. Lloyd Jones diz o seguinte “A vida eterna, é oferecida por Deus em é qualidade com quantidade.”  Eternidade, todos vamos enfrentar, mas muitos irão enfrentar com quantidade sem qualidade. Todos viverão para sempre, mas nem todos terão a vida eterna. Eu achei isso aqui brilhante. O Eterno que Deus oferece é algo muito mais profundo do que um para sempre qualquer. É algo que expressa e traz sobre si toda a presença, a grandiosidade desse Deus que prometeu, pois só Deus possui e reside na eternidade. A vida eterna não é outra coisa senão a vida do próprio Deus. Em Deus nós encontramos porque só Ele, só Ele possui, reside na eternidade.

Em Deus há paz, serenidade, poder. Então a vida eterna está na derrota das frustrações. Por conseguinte, vida eterna significa a vitória sobre o pecado em Deus.   Portanto, a vida eterna significa o fim do rancor e do ódio em Deus, a vida. Logo, entendemos que a vida eterna é a derrota da morte. Oh, profundidade nessa expressão, a vida eterna e que é usada aqui na Palavra de Deus. Não é simplesmente um para sempre, mas é uma benção sem fim que carrega nela todo dom maravilhoso de Deus.

ELA NÃO PODE SER ENCONTRADA EM NENHUMA OUTRA PESSOA FORA DE JESUS CRISTO.

A parte b do versículo 11 e o versículo 12. e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Ela não pode ser encontrada em nenhuma outra pessoa fora de Jesus Cristo. Não há vida eterna fora de Jesus. Não tem jeito. Não há salvação em nenhum outro nome. Já está registrado lá em Atos 4:12. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João3:36). É impossível ter vida eterna à parte de Cristo, pois Ele é a vida. “A vida se manifestou”(1João 1:2).

E agora, aqui no capítulo cinco e o versículo 12.  Encontramos a expressão “Ter o Filho” Quando se está falando, ter o Filho, aquele que tem o Filho não é ter na boca apenas, mas é você conhecer Jesus, confessar como Salvador, se arrepender de seus pecados, confiar Nele, permanecer Nele. Você tem o Filho. Quem tem o filho tem  Vida, é mais profundo do que o mero encontro religioso, é mais profundo do que uma mera emoção. É algo que vai muito além do que falar que ama Jesus. É um encontro com relacionamento e vivência com Ele. E aquele que tem, tem a vida. É precioso pensar nisso.

E essa vida eterna que o Senhor Jesus oferece está no versículo 13, “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” O dom da vida eterna é recebido por meio da fé e pela fé. Quero esclarecer algo aqui, a fé não é a causa meritória da salvação, mas a fé é a causa instrumental da vida eterna que nós temos. Nós não somos salvos por causa da fé, mas nós somos salvos por meio da fé. Nós não somos salvos por causa da fé, mas ela é um meio. No caso, nós pensamos o seguinte a fé. Ela é um instrumento que nos conduz à salvação. A fé é um instrumento de apropriação da vida eterna, porque nós somos salvos pela graça mediante a fé.

VOCÊ DESCANSAR NA CERTEZA

E terminando os nossos pensamentos, conforme o versículo 13 a vida eterna é garantida pela Palavra de Deus. João diz “Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna.” A certeza da vida eterna não é uma presunção humana. Muitas pessoas dizem que ninguém pode falar que tem a vida eterna. Ninguém pode ter certeza, que e ser muito presunçoso, arrogante quem fala que tem a vida eterna. Mas a Palavra de Deus, ela traz esta garantia. Não é presunção crer no que diz a Bíblia, no que diz a Palavra. A Palavra diz que “a fim de que vocês saibam que tendes a vida eterna.”  É uma afirmação. Essa vida eterna é um presente de Deus, não apenas para o futuro. E nós começamos a desfrutar agora. Então você pode ter certeza da sua vida eterna. Você pode ter certeza da sua salvação, há essa condição de ter certeza. Há essa condição de descansar nisso. O apóstolo João deixa claro que o propósito do Evangelho da Epístola é mostrar aos seus leitores que nós, quando ouvimos, cremos e vivemos, nós podemos ter certeza que temos a vida eterna. E eu pergunto: Você tem no seu coração essa certeza da vida eterna? Você já descansa nisso? Você pode ter a certeza da vida eterna. Você não precisa viver numa eterna preocupação de dúvidas. Pessoas que vivem ansiosos, pessoas muitas vezes dizendo “Eu me esforço muito para ver se quando eu morrer Deus me colocar no bom lugar, Deus veja seu eu mereço a salvação.”  Não é por merecimento, não é por esforços, não é para viver em dúvida. É para você descansar na certeza. Quem tem o Filho tem a vida eterna.

João diz: Eu estou escrevendo isso para você saber que você tem a salvação, a vida eterna. Aquele que nele crê não é condenado, mas passou da morte para a vida. João diz lá no evangelho que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Você pode ter essa certeza, se você não tem ainda se entrega a Cristo. Confesse a Ele os seus pecados. Arrependa. Tome uma decisão de viver uma nova vida ao lado de Cristo Jesus e viva com essa certeza no seu coração da vida eterna. Isso não é presunção. Isso não é palavra minha. Isso não é uma religião. Isso é o que a própria Bíblia diz Certeza, garantia da salvação de eternidade que você pode desfrutar. Deus está pronto para te oferecer. Deus te abençoe grandemente. Pense nisso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here