A maior necessidade do homem.

0
49

 Muito bem, nós estamos aqui no capítulo 2 da carta que Paulo escreveu aos Gálatas, falando um pouquinho da justificação. (Gálatas 2:15-16) hoje eu quero falar um pouquinho sobre a maior necessidade do homem. Por que a justificação é tão importante para o homem? Meu querido, a maior necessidade do homem não é por saúde, não é por prazer, não é por riqueza, não é por poder.

A maior necessidade do homem é a salvação. Ao passo que a maior tragédia do homem não é a pobreza, não é a doença e nem mesmo a morte. A maior tragédia do homem chama-se pecado.

A maior tragédia do homem é estar separado de Deus e debaixo da sua ira. Sabe, o pecado é pior do que a fome. O pecado é pior do que a pobreza.

O pecado é pior do que a doença. O pecado é pior do que a própria morte. Porque todos estes males que nós falamos não podem separar o homem de Deus,  mas o pecado separa o homem de Deus agora e também, depois da morte, o deixa para toda a eternidade longe da presença do Altíssimo. E o pecado tem sido encarado de uma forma tão leviana nos nossos dias. Nunca vimos tantas pessoas debochando e brincando com o pecado como nos nossos dias.

 

Pessoas gastando as suas vidas, tentando preencher o vazio que existe dentro de si, achando que a maior necessidade está nessas coisas terrenas, quando na verdade a maior necessidade que tem é de uma restauração da comunhão com Deus, é da justificação diante de Deus. A justificação é a maior necessidade do homem. Sabe por quê? Porque, em primeiro lugar, o homem é pecador e ele não pode salvar a si mesmo.

Como pode um homem pecador estar em comunhão com Deus? Como pode um homem pecador estar diante de um Deus que é santo? Como pode aquele homem, aquela mulher que vive de forma arruinada, falida moralmente, espiritualmente, ter a sua dívida quitada com Deus? O homem é impuro. Ele não pode justificar e nem purificar a si mesmo.

Essa dura realidade, o pecado é uma mácula que contamina o homem. Diante de Deus, o homem está sujo, não pode lavar a si mesmo, porque todo o seu ser está contaminado. Tudo está poluído pelo pecado.

O homem está completamente contaminado e ele não pode justificar a si mesmo. A própria Bíblia diz que a melhor das suas obras, da sua justiça, são comparados a trapos de imundícia, aquele pano cheio de podridão que cobre uma ferida. Assim é comparado a maior obra, a melhor justiça que o homem possa produzir aos olhos de Deus.

O homem não pode purificar a si mesmo. O homem, naturalmente, no seu estado, e isso falando no versículo 15, Paulo expondo isso. O homem, por si mesmo, ele está como filho da ira.

Ele não pode alcançar o favor de Deus por si mesmo. Essa é a condição da humanidade. Meus amados irmãos, o pecado, ele é algo malignicíssimo aos olhos de Deus.

É algo muito sério. O pecador está morto em seus delitos e pecados. O pecador é escravo do mundo, da morte, do diabo, filho da ira, debaixo da ira de Deus.

Esta é a sentença do homem, esta é a sentença da humanidade, ele não pode alcançar por si mesmo o favor de Deus. Eu falo isso aqui muito triste, preocupado, porque essa é a realidade de centenas, milhares, da humanidade por si só, está debaixo da ira de Deus, e muitos não importam com isso. Nós vivemos em uma geração, e eu coloco isso para a geração que nós estamos inseridos, onde uma geração que ao olhar para Deus só quer pensar no amor de Deus, e Deus é amor, mas lembremos, nós estamos debaixo da ira de Deus, e por nós mesmos não conseguimos fazer nada, nós não temos condições de fazer nada por nós, é por isso que dependemos totalmente da justificação, é por isso que a justificação se torna tão importante para nós, o homem é imperfeito, ele não pode cumprir plenamente a lei de Deus para se apresentar justificado diante de Deus, nós não podemos, e entendemos algo, no céu não entra pecado, uma pessoa para entrar no céu, ela precisa ser perfeita, no céu não entra nada manchado, o pecado não entra no céu, nada contaminado entra no céu, e o homem é transgressor da lei, ele peca, o homem peca por palavras, por obras, por omissão, por pensamento, e a lei exige do homem perfeição, mas ele é imperfeito, e por isso ele não pode ser justificado pelas suas obras, então não caia no engano de achar que você vai fazer boas obras para sua justificação, que você vai cumprir a lei para ser justificado diante de Deus, que você consegue sozinho, não conseguimos, nós não temos condições, nós somos pecadores e nós pecamos, nós jamais vamos conseguir cumprir totalmente a lei de Deus, nós não conseguimos, e aí a necessidade da obra justificadora de Cristo Jesus em nosso favor, daí a necessidade da justificação.

Quero que você entenda e pense nisso, o pecado é algo sério, se abrigue em Cristo Jesus, para resolver essa situação triste que o homem se encontra, Deus fez por nós, enviou o seu Filho como nosso substituto, o Senhor Jesus que veio a este mundo assumiu o nosso lugar, a Bíblia diz que Deus fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós, e Jesus levou sobre si o peso dos nossos pecados, para que aquele homem, aquela mulher que se abriga em Cristo, que reconhece Ele como Senhor e Salvador, possa desfrutar desta nova vida, ser justificado, e então ter acesso a presença de Deus, louvado seja Deus por isso, se você não tem pensado nisso, pensa nisso, deixe que o Senhor fale ao seu coração, e se abrigue em Cristo, descanse nele, viva essa nova vida que Ele oferece para você, que Deus te abençoe.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here