As Boas Companhias e Seus Impactos em Nossa Vida

0
30

A frase “Quem você tem ao seu lado faz diferença” nos lembra da importância de escolher bem nossas amizades e associações. Na Bíblia, em 1 Coríntios 15:33, lemos: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” Este versículo nos alerta sobre o perigo de nos associarmos com pessoas que podem nos levar a comportamentos e atitudes negativas.

Assim como na imagem de uma laranja podre contaminando rapidamente as laranjas saudáveis ao seu redor, as más companhias podem influenciar negativamente nossos pensamentos, ações e caráter. É essencial cercar-se de pessoas que compartilham valores positivos e que nos incentivam a crescer espiritualmente e moralmente.

A Bíblia nos oferece diversos outros exemplos e advertências sobre a importância de escolher bem nossas companhias. Em Provérbios 13:20, está escrito: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Este versículo reforça a ideia de que nossas associações podem influenciar nosso destino e caráter. Em Provérbios 22:24-25, também lemos: “Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.”

Comentadores bíblicos renomados também enfatizam a importância de escolher bem nossas companhias. Matthew Henry, em seu comentário, afirma: “As más companhias são grandes obstáculos no caminho do dever e do conforto, e uma armadilha para almas preciosas.” Da mesma forma, Charles Spurgeon advertiu: “Um homem é conhecido pela companhia que mantém, e a influência deles moldará seu caráter e destino.”

Portanto, devemos ser vigilantes e criteriosos ao escolher nossas amizades, buscando sempre aqueles que nos aproximam de Deus e nos ajudam a manter nossos bons costumes. A Bíblia nos ensina a amar a todos, mas também a sermos sábios em nossas associações, para que possamos viver de acordo com os princípios divinos e evitar a corrupção de nossos valores.

Para finalizar, lembremos do Salmo 1:1: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Este versículo sublinha a importância de evitar más companhias e buscar a orientação divina para nossas associações.

Que possamos refletir sobre essa mensagem e buscar sempre companhias que nos edifiquem e nos ajudem a caminhar na luz da verdade e da justiça.

Paulo Eduardo 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here